terça-feira, 12 de agosto de 2014

Livro "Cidades de Papel"

Por Diogo Lopes

A pedido de minha amiga Andrea, falarei sobre o livro "Cidades de Papel", de Jonn Green (mesmo autor de "A Culpa é das Estrelas").

John conta a vida de um adolescente, Quetin Jacobsen, e sua amiga Margot Roth Spiegelman. Os dois se conhecem desde bebês, mas o percurso da vida se encarrega de separá-los no colegial. Desde então, Quentin torna-se o jovem "nerd" e Margot a garota "popular". Até que em uma noite Margot procura Quentin para uma "missão", e a aventura e o mistério se desenrolam de verdade a partir daí.

Como já havia lido "A Culpa é das Estrelas" (obrigado Andrea !), que é um bom livro porém meio "adolescente" para o meu gosto, comecei a ler "Cidades de Papel" com um pé atrás. Logo esse pé estava ao lado do outro, as mãos no livro e os olhos devorando as páginas, pois a linguagem deste é bem menos "teen" que o outro, e ainda assim, de fácil leitura.

Há um grande mistério na trama, o que ajuda a prender o leitor e faz com que ele queira sempre ir um capítulo adiante, mas também há, do meu ponto de vista, algo que nos faz refletir a todo momento: a questão do "como enxergamos e como as pessoas nos enxergam". E digo enxergar como conhecer, saber o que cada pessoa de fato é, gosta, pensa, precisa. E também o quão solitários podemos ser mesmo rodeados de pessoas. Há um passagem, não sei exatamente em qual capítulo, que diz algo como: "quando observa as pessoas, você é espelho ou janela?"

Enfim, recomendo a leitura do livro. Leve, rápida, divertida e, não querendo estragar surpresas, não há motivos pra chorar desta vez.


===========================================

Só acrescentando: este livro também vai virar filme. Aguardem!!
Obrigada Diogo. Adorei ;-)

Bjs,

Andy

Um comentário:

  1. Olha só, estreando com chave de ouro!! Obrigada Diogo, ficou muito bom o que você escreveu. Vamos ver se mais alguém se anima né?? rs
    Bjs.

    ResponderExcluir

Olá! Caso queria enviar os seus comentários sobre algum dos livros da nossa Biblioteca Virtual, fique à vontade!
Bjs,
Andy